quinta-feira, 23 de maio de 2013

Semana Mundial do Meio Ambiente de 1 a 5 de junho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de saber o que é biodiversidade e qual sua importância para o meio ambiente e seres humanos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
  • Compreender o que é biodiversidade;
  • Compreender a importância da biodiversidade para o meio ambiente e seres humanos.
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos; por meio de visitas a sites que abordem tal assunto.
  • Produzir texto, do tipo informativo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação   

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em dois grandes grupos e, em seguida, lhes apresentem duas imagens, conforme postadas abaixo, que dizem respeito à Biodiversidade (Figs.1 e 2), mas sem falar o que cada uma delas representa.    

Observação: Sugerimos que para o grupo 1 o professor mostre a imagem 1 e para o grupo 2, a imagem 2. Para tanto, será necessário providenciar cópias em número suficiente aos alunos!


Figura 1 – Imagem sobre a flora   
Disponível em: http://biogilde.files.wordpress.com/2009/05/biodiversity.jpg  
Acesso em: 20. Jul. 2010.


Figura 2 – Imagem sobre a fauna
Disponível em: http://bichosonline.vet.br/wp-content/uploads/2010/03/1.jpg   
Acesso em: 20. Jul. 2010.     

Após apresentar as imagens, o professor deverá pedir aos alunos do grupo 1 que descrevam, para o grupo 2, a figura que receberam, que tema aborda e que nome daria à ela, justificando a escolha.  Após a descrição poderão mostrar a figura para o grupo em questão. O mesmo deverá ser feito aos alunos do grupo 2.   
Para tanto, o professor poderá fazer as seguintes orientações aos alunos:
- Descrevam a figura e expliquem aos colegas do outro grupo quais imagens há nela.
- O que vocês acham que essas imagens significam? Sobre qual tema elas estão relacionadas?
- Qual será a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente e aos seres humanos?   

Dessa forma, os aspectos da oralidade serão trabalhados, além da reflexão sobre o que cada uma das imagens recebidas podem representar. Inicialmente, o professor deverá apenas ouvir as respostas dos alunos sobre o que eles acham que elas representam. Após que os dois grupos derem suas opiniões, o professor deverá falar aos alunos que as duas figuras dizem respeito à biodiversidade, pois em ambas há figuras de animais e plantas, e estes compões a biodiversidade!
 No entanto, o professor deverá dizer que eles entenderão melhor o que é biodiversidade, por meio das próximas atividades.       

Observação: Os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena poderão expor seus conhecimentos e pensamentos a cerca da temática da natureza, como eles cuidam dela e como foram ensinados desde pequenos a preservar o meio ambiente!

Atividade 1   
Nesse momento, os alunos deverão ir à Sala de Vídeo para que o professor lhes apresente dois vídeos (Figs. 3 e 4) - “Dia da Terra”  e “Programete Criança Ecológica – Biodiversidade”- que explicam sobre o que cada uma das imagens apresentadas na atividade anterior significam. Os vídeos são curtos – ambos têm duração de um minuto.
 
Link do vídeo “Dia da Terra”: http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=264 


Figura 3 – Imagem do vídeo “Dia da Terra”
Disponível em: http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=264   
Acesso em: 21. Jul. 2010.   

Link do vídeo “Biodiversidade”: http://www.youtube.com/watch?v=9bx3zkfZtT4&feature=related 


Figura 4 – Imagem do vídeo “Programete Criança Ecológica – Biodiversidade”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9bx3zkfZtT4&feature=related   
Acesso em: 21. Jul. 2010.     

Após a transmissão dos vídeos, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre  o conteúdo destes.
Para isto, sugerimos algumas questões norteadoras:   
- Vocês entenderam o que é Biodiversidade?
- Quem poderia me explicar o que é Biodiversidade?
- Biodiversidade, por meio da palavra podemos entender seu significado? (Nesse momento o professor poderá explicar o que significa bio, e o que significa palavra diversidade);
- As plantas são consideradas seres vivos? Por quê?
- Vocês sabem o que significa fauna e o que significa flora? Dêem alguns exemplos.   

Por meio desses questionamentos, o professor poderá avaliar se os alunos entenderam o conceito de Biodiversidade, conforme abordado nos vídeos, esclarecer dúvidas existentes e corrigir conceitos compreendidos erroneamente. Feito isso, a próxima atividade poderá ser iniciada.       

Atividade 2   
Nesse momento, sugerimos que os alunos se organizem em duplas para que possam desenvolver pesquisas, em sites da internet, sobre biodiversidade, conforme roteiro postado abaixo. Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.
Cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo para desenvolver as pesquisas.


Roteiro:
- O que é biodiversidade, definição e exemplos do que é Biodiversidade;
- Importância da Biodiversidade para o meio ambiente;
- O que é fauna;
- O que é flora;
- Biodiversidade encontrada no Brasil;
- Pantanal (sua importância para a biodiversidadee para o mundo);
- 2010, ano da Biodiversidade;
- Espécies de animais ameaçadas de extinção.

Para a realização desta atividade, abaixo sugerimos uma lista de sites que abordam a temática da  biodiversidade e os aspectos importantes que subsidiam tal assunto:     

- Fauna:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fauna.htm (Fig.5) 


Figura 5 – Imagem do site “Sua Pesquisa” sobre o tema fauna
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fauna.htm   
Acesso em: 21. Jul. 2010.   

- Flora:
 http://www.suapesquisa.com/o_que_e/flora.htm   

 - Definição e exemplos do que é Biodiversidade:  
 http://www.smartkids.com.br/especiais/biodiversidade.html (Fig. 6)    
http://www.brasilescola.com/geografia/biodiversidade.htm     


Figura 6 – Imagem do texto retirado do site “SmartKids”
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/biodiversidade.html   
Acesso em: 21. Jul. 2010.   

- Pantanal:   
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal    
http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm    
http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260    

- “2010 ano da Biodiversidade”:   
http://www.wwf.org.br/?23700/2010 

-Ano-da-Biodiversidade: 
http://radioboanova.com.br/acaoplaneta/2010-o-ano-da-biodiversidade/  

- Texto sobre “Biodiversidade no Brasil”:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm  

- Espécies de animais ameaçadas de extinção:
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm  
http://www.mundovestibular.com.br/articles/216/1/ANIMAIS-EM-EXTINCAO/Paacutegina1.html  
http://www.wwf.org.br/?23700/2010-Ano-da-Biodiversidade    

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!      

Depois que as duplas fizerem a pesquisa em questão, o professor deverá favorecer, através de discussões orientadas (conforme roteiro abaixo), que os alunos construam o conhecimento sobre biodiversidade:
- O que vocês entenderam sobre Biodiversidade em suas pesquisas?
- Quem poderia me explicar o que é Biodiversidade?
- O que são considerados como “ser vivo”?
- E qual é a importância da Biodiversidade para o meio ambiente? E a importância para os seres humanos?
- Com base na pesquisa, vocês perceberam que há algumas espécies de animais em extinçã,o não é? Dêem exemplos de alguns desses animais!
- E o Pantanal, o que vocês aprenderam sobre esse lugar?
- Por que 2010 é um ano importante para as questões relacionadas á Biodiversidade?   
- E o Brasil, qual é sua relação com a Biodiversidade?
- Qual deve ser nossa postura com a biodiversidade?   

Depois que as discussões forem feitas, e do professor perceber que os alunos j compreenderam a Biodiversidade e os assuntos relacionados a ela, a aula poderá ser encerrada por meio da próxima atividade.       

Atividade 3     
Sugerimos que os alunos aproveitem as informações pesquisadas e os conhecimentos  adquiridos no decorrer destas aulas sobre Biodiversidade para organizar um estande (local de exposição) sobre tal temática. O estande  (modelo, fig. 7) poderá ser intitulado de “2010, ano da Biodiversidade”.


Figura 7- Imagem de um modelo de estande
Disponível em: http://www.rpsfeiras.com.br/Pub/Imagener/Fortaleza2006/Layout%20estande2.gif  
Acesso em: 18. Ago. 2010.

Observação: Os alunos poderão montar o estande, utilizando papelão, por exemplo!


No estande poderá haver distribuição de “folders” que contenham informações sobre a Biodiversidade (o que é biodiversidade, qual sua importância para o ser humano e para a natureza), apresentação de cartazes que informem o que é fauna, flora, sobre a riqueza natural que o Brasil possui, entre outras informações que os alunos considerarem importantes.   
Abaixo estão exemplos (Figs. 8 e 9) de como os alunos poderão estruturar os textos informativos “folders” e cartazes:


Figura 8 – Imagem do exemplo para a estruturação do texto informativo sobre fauna
Fonte: Do autor


Figura 9 – Imagem do exemplo para a estruturação do texto informativo sobre flora
Fonte: Do autor   

Com essas atividades, o professor estará trabalhando a escrita de textos informativos, o desenvolvimento da oralidade, a organização do trabalho em grupo e a organização de um evento do tipo exposição, além dos aprendizados sobre a Biodiversidade!
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é biodiversidade e sua importância para o meio ambiente e seres humanos.   
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
  • Compreensão do que é biodiversidade;
  • Compreensão da importância que a biodiversidade tem para o meio ambiente e seres humanos.
  • Leitura e interpretação de textos;
  • Produção de texto do tipo informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário