Lesmas: Doenças e precauções
Essa praga é um dos transmissores de doenças mais preocupantes que atinge boa parte da população. A doença também é transmitida por ratos e lesmas. A lesma africana, traz a doença para dentro de casa com mais facilidade. O Escargot, um prato típico que é feito desse animal, muitas vezes não é bem preparado, fazendo com que a pessoa padeça.
As lesmas são animais gastrópodes e hermafroditas, que se reproduzem rapidamente e colocam em média 80 ovos, sendo mais comum nas plantas. Tem como costume viver em lugares úmidos, escondendo-se sob pedras. É um grande problema em hortas, pois se alimentam de grandes variedades de plantas ou em casas, onde há também variedades de plantas. Elas transmitem uma doença chamada angiostrongilose abdominal, pelo verme angiostrongylus costaricensis.
Angiostrongylus
Esse verme é um parasita comum em fezes de ratos, quando lesmas e caracóis entram em contato com essas fezes. Existem dois tipos de parasitas:Angiostrongylus Cantonensis
Ele atinge o sistema nervoso central, causando meningite eosinofílica.Angiostrongylus Costaricenses
Ele causa doenças abdominais, entre outros sintomas. É a doença mais comum.A Tranmissão
É de costume e cultural alimentos exóticos como o Escargot, feito com Caramujos Africanos. Porém, se não bem cozidos ou crus, a possibilidade dessa doença infestar-se no corpo humano é grande. Também pode ser transmitido por verduras mal lavadas ou pelo contato a esses animais ou seu muco.Sintomas
Tem como sintomas febre, fraqueza muscular, cefaleia, dores que simulam apendicite, anorexia, vômito, dores na nuca e em casos mais graves,mas raros, a morte do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário