segunda-feira, 27 de maio de 2013

Doenças causadas por lesmas

Lesmas: Doenças e precauções

Essa praga é um dos transmissores de doenças mais preocupantes que atinge boa parte da população. A doença também é transmitida por ratos e lesmas. A lesma africana, traz a doença para dentro de casa com mais facilidade. O Escargot, um prato típico que é feito desse animal, muitas vezes não é bem preparado, fazendo com que a pessoa padeça.


As doenças que as lesmas transmitem.
A lesma contém a Angiostrongylus mesma doença que o rato.

As lesmas são animais gastrópodes e hermafroditas, que se reproduzem rapidamente e colocam em média 80 ovos, sendo mais comum nas plantas. Tem como costume viver em lugares úmidos, escondendo-se sob pedras. É um grande problema em hortas, pois se alimentam de grandes variedades de plantas ou em casas, onde há também variedades de plantas. Elas transmitem uma doença chamada angiostrongilose abdominal, pelo verme       angiostrongylus costaricensis. 

 Angiostrongylus

Esse verme é um parasita comum em fezes de ratos, quando lesmas e caracóis entram em contato com essas fezes. Existem dois tipos de parasitas:

 Angiostrongylus Cantonensis

 Ele atinge o sistema nervoso central, causando meningite eosinofílica.

 Angiostrongylus Costaricenses

 Ele causa doenças abdominais, entre outros sintomas. É a doença mais comum.

A Tranmissão

É de costume e cultural alimentos exóticos como o Escargot, feito com Caramujos Africanos. Porém, se não bem cozidos ou crus, a possibilidade dessa doença infestar-se no corpo humano é grande. Também pode ser transmitido por verduras mal lavadas ou pelo contato a esses animais ou seu muco.
Como o vírus Angiostrongylus causa doenças.
Os vírus, também causados por ratos, também invadem o corpo, causando doenças.

Sintomas

Tem como sintomas febre, fraqueza muscular, cefaleia, dores que simulam apendicite, anorexia, vômito, dores na nuca e em casos mais graves,
mas raros, a morte do indivíduo.

Prevenção da Doença

Evitar andar descalço, caso seja o local propenso a lesmas, como lugares úmidos, pois o muco é o principal transmissor dessa doença. Caso isso ocorra, fazer a desinfectação imediata. Elimine plantas e vegetais caso houver criação. Elimine também ratos, pois também é um dos transmissores  dessa doença.

 Como Eliminar Lesmas

Há maneiras caseiras de eliminação de pragas, como a cerveja e leite, pois ambos atraem as lesmas e funcionam como “iscas”. O sal também ajuda,  devido a osmose, ou seja o derretimento. Algumas plantações também podem ajudar no afastamento das lesmas, como a uva, o maracujá, hortelã, alho, entre outros. Quanto aos caramujos africanos, o escargot, deve ser cozido por 3 ou 5 minutos ou congelá-los a -15°, por 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário